Plataforma – Rede 360

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Sobre o curso

Descubra uma nova maneira de aprender e se aprofundar na prática clínica com o Rede 360, um programa exclusivo de assinatura anual da Rede Existências. Com acesso a mais de 110 horas de aulas gravadas, você pode explorar conteúdos de alta qualidade ministrados por um time de especialistas renomados:

  • Beatriz Hessel – Psicóloga (CRP 06/209794)
  • Camila Gadelha – Psicóloga (CRP 06/207990)
  • Cleison Guimarães – Psicólogo (CRP 20/05293)
  • Klessyo Freire – Psicólogo (CRP 06/209784)
  • Adria Lima de Sousa

O que você vai encontrar no Rede 360:
✔️ Temas aprofundados: Daseinsanálise, depressão, psicopatologia fenomenológica, formulação de casos clínicos, fenomenologia e gestalt-terapia, ansiedade e muito mais.
✔️ Aulas continuamente atualizadas: Ao longo do ano, novos conteúdos serão adicionados para enriquecer sua experiência.
✔️ Flexibilidade total: Assista de onde estiver, no seu ritmo e no horário que preferir.
✔️ Certificado de conclusão: Receba um certificado individual para cada módulo finalizado.

Investimento: Apenas R$500,00 por um ano completo de acesso.
💳 Facilidade de pagamento: Divida em até 18 vezes no cartão!

Por que escolher o Rede 360?

  • Conteúdo de qualidade baseado na prática clínica real.
  • Equipe de professores altamente qualificada.
  • Plataforma sempre em evolução, garantindo que você esteja atualizado com o que há de mais relevante.

Inscreva-se agora e transforme sua visão sobre a prática clínica! O Rede 360 é mais do que um programa de assinatura, é uma experiência que conecta teoria e prática para enriquecer sua atuação profissional.

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Conteúdo do curso

Psicopatologia Fenomenológica – Estruturas Pré-Reflexivas da Consciência
Este curso explora as estruturas pré-reflexivas da consciência, investigando como elas se manifestam em diferentes condições psicopatológicas. Aprofunde-se na compreensão do funcionamento humano para uma leitura mais sensível e aprofundada dos fenômenos clínicos. Carga horária: 24 horas. Professor: Klessyo Freire (CRP 06/ 209784)

  • Psicopatologia Fenomenológica e a Psicologia Transcedental
    02:59:52
  • Intencionalidade e Consciência Transcedental
    02:49:55
  • Temporalidade
    03:04:18
  • Termporalidade e Psicopatologia
    02:38:24
  • Espacialidade e Corporeidade
    02:47:52
  • Psicopatologia e Espacialidade
    00:00
  • Intersubjetividade
    00:00
  • Psicopatologia e Intersubjetividade
    00:00

Psicopatologia Fenomenológica: Temas contemporâneos
Este curso oferece uma imersão profunda na psicopatologia fenomenológica, explorando como os fenômenos contemporâneos influenciam nossas vivências e desafios psíquicos. Serão abordados temas atuais e de grande relevância para a prática clínica em Psicologia Fenomenológica, promovendo reflexões sobre as complexidades e sutilezas da experiência humana no mundo de hoje. Carga horária: 12 horas. Professores/as: Beatriz Hessel – Psicóloga (CRP 06/209794) Camila Gadelha – Psicóloga (CRP 06/207990) Cleison Guimarães – Psicólogo (CRP 20/05293) Klessyo Freire – Psicólogo (CRP 06/209784)

Introdução à Daseinsanálise de Alice Holzhey-Kunz
A daseinsanalista Alice Holzhey-Kunz desenvolveu uma abordagem terapêutica hermenêutico-existencial voltada para a compreensão das bases existenciais do sofrimento psíquico. Essa perspectiva nos convida a uma escuta terapêutica mais sensível, que se aproxima da vivência do paciente e do sentido velado em seu sofrimento. Ao desvelar esse sentido, torna-se possível compreender como o paciente lida com sua própria existência. Este curso tem como objetivo apresentar os fundamentos da Daseinsanálise proposta por Alice Holzhey-Kunz, destacando os aspectos centrais para o desenvolvimento de uma compreensão existencial tanto da prática clínica quanto do sofrimento psíquico. Carga horária: 6 horas Professor: Cleison Guimarães (CRP 20/05293)

Temas Clínicos em Daseinsanálise
Uma formação em psicoterapia daseinsanalítica exige um mergulho aprofundado em temas essenciais à prática clínica. Compreender o significado desses temas é fundamental para desenvolver uma escuta terapêutica mais sensível e qualificada, capaz de se aproximar verdadeiramente da experiência do paciente. Carga horária: 3 horas Professor: Cleison Guimarães (CRP 20/05293)

Plantão Psicológico na Perspectiva Fenomenológico- Existencial
Este curso tem como objetivo apresentar as possibilidades de atuação no plantão psicológico a partir da abordagem fenomenológica-existencial, explorando os fundamentos e práticas para uma escuta qualificada e sensível ao contexto do atendimento em situação de urgência. Carga horária: 3 horas Professor: Klessyo Freire (CRP 06/209284)

O autismo na Perspectiva Fenomenológico- Existencial
Para compreender o fenômeno do autismo, é fundamental conhecer a história das pesquisas sobre o tema e como elas se desenvolveram ao longo do tempo. Este curso propõe uma abordagem crítica ao conceito médico biologizante do autismo, essencial para uma perspectiva fenomenológico-existencial. A partir desse olhar, será explorada uma nova forma de entender o autismo, à luz da fenomenologia e do existencialismo, com a apresentação de exemplos de situações clínicas que ilustram essa compreensão. Carga horária: 3 horas Professora: Camila Gadelha – Psicóloga (CRP 06/207990)

A ansiedade em uma leitura fenomenológica-existencial
Este curso tem como objetivo promover uma discussão fenomenológico-hermenêutica sobre o fenômeno da ansiedade, explorando suas bases existenciais e compreendendo seus sentidos a partir da experiência vivida. Carga horária: 3 horas Professor: Cleison Guimarães (CRP 20/05293)

Autismo na Idade Adulta
O objetivo deste curso é explorar uma nova perspectiva sobre o autismo na idade adulta, à luz da fenomenologia e do existencialismo, abordando as experiências e desafios existenciais vivenciados por indivíduos autistas nessa fase da vida. Carga horária: 3 horas Professora: Camila Gadelha – Psicóloga (CRP 06/207990)

Sartre e Práticas Clínicas
Este curso tem como objetivo discutir práticas clínicas a partir de uma perspectiva sartreana, explorando as implicações da filosofia de Sartre para a compreensão e abordagem dos fenômenos psíquicos no contexto terapêutico. Carga horária: 16 horas Professoras: Camila Gadelha – Psicóloga (CRP 06/207990) Adria Lima de Sousa

Formulação de Casos Clínicos
Este curso tem como objetivo apresentar um modelo de formulação de caso clínico para abordagens fenomenológico-existenciais, destacando sua importância na prática clínica. A formulação de caso é essencial para a compreensão e leitura teórica do caso, permitindo a definição de estratégias eficazes para intervenções terapêuticas. Este curso, único e fruto de trabalho de inovação e pesquisa da Rede Existências, inclui uma parte prática, na qual o professor realiza uma formulação de caso clínico para ilustrar os conceitos abordados durante a aula. Carga horária: 9 horas Professor: Klessyo Freire (CRP 06 / 209784)

Orientação da Escolha Profissional
A orientação profissional, dentro da abordagem fenomenológico-existencial, oferece uma proposta clínica única voltada para o processo de escolha e desenvolvimento de carreira. Este curso apresenta, na prática, como aplicar os princípios da fenomenologia-existencial nesse contexto, proporcionando uma compreensão mais profunda e humana do processo de orientação profissional. Carga Horária: 3h Profa. Adria Lima de Sousa

A Infância na Clínica Existencialista
Este curso tem como objetivo apresentar os principais aspectos relacionados à prática clínica existencialista no atendimento a crianças, oferecendo uma compreensão aprofundada de como essa abordagem pode ser aplicada nesse contexto específico. Carga horária: 3 horas Professora: Camila Gadelha – Psicóloga (CRP 06/207990)

O Projeto Fundamental na Clínica Sartreana
Descubra como o conceito de "projeto fundamental", central na perspectiva existencialista de Sartre, pode transformar sua prática clínica. Neste curso, você aprenderá a compreender e identificar esse conceito nas histórias e escolhas dos pacientes, aplicando-o de maneira prática no contexto terapêutico. O que você irá explorar: O que é o "projeto fundamental" e sua relevância na psicologia existencial. Como identificar esse conceito na trajetória de vida do paciente. Aplicações práticas na clínica, com exemplos e discussões interativas. Carga horária: 3 horas Professora: Camila Gadelha – Psicóloga (CRP 06/207990)

Possibilidades de Trabalho com Casais na Clínica Existencialista
Este curso oferece um olhar aprofundado sobre as possibilidades de atendimento a casais sob a perspectiva da clínica existencialista. Explore os principais aspectos que fundamentam essa prática e descubra como integrá-la à sua atuação terapêutica. O que você irá aprender: Fundamentos teóricos da clínica existencialista aplicados ao atendimento de casais. Abordagens práticas para lidar com conflitos, reconstrução de vínculos e desenvolvimento mútuo. Reflexões e ferramentas para aprimorar sua atuação nessa modalidade de atendimento. Carga horária: 3 horas Professora: Camila Gadelha – Psicóloga (CRP 06/207990)

A Articulação entre Fenomenologia e Gestalt-Terapia
A Gestalt-Terapia é uma abordagem clínica profundamente conectada à fenomenologia, mas o diálogo entre essas perspectivas nem sempre é plenamente compreendido. Este curso tem como objetivo explorar e esclarecer como essas duas abordagens se entrelaçam, promovendo uma compreensão mais rica e fundamentada para a prática clínica. O que você irá aprender: Fundamentos da fenomenologia e sua relação com a Gestalt-Terapia. Como a articulação entre essas perspectivas enriquece o processo terapêutico. Exemplos práticos e discussões sobre aplicação clínica. Carga horária: 3 horas Professora: Beatriz Hessel – Psicóloga (CRP 06/209794)

Fenomenologia-Existencial e os Debates Contemporâneos na Clínica
Os debates contemporâneos em psicologia, clínica, psicoterapia e psiquiatria são marcados por sua diversidade e complexidade. A perspectiva fenomenológico-existencial se destaca por valorizar a singularidade da experiência humana e da relação terapêutica, oferecendo uma abordagem única e transformadora. Neste curso, você explorará: Os principais debates atuais na prática clínica. O lugar e as contribuições da fenomenologia-existencial nesses contextos. Reflexões sobre como integrar essa abordagem à sua prática profissional. Carga horária: 3 horas Professor: Klessyo Freire – Psicólogo (CRP 06/209784)

Trabalho com Grupos na Perspectiva Fenomenológico-Existencial
O trabalho com grupos oferece inúmeras possibilidades de atuação em diversos contextos, especialmente a partir da perspectiva fenomenológico-existencial. Este curso apresenta como essa abordagem pode ser aplicada de forma eficaz, com foco especial na orientação profissional. O que você irá aprender: Fundamentos do trabalho com grupos na perspectiva fenomenológico-existencial. Estratégias e práticas para orientação profissional em grupo. Reflexões sobre a aplicação dessa abordagem em diferentes cenários clínicos e institucionais. Carga horária: 4 horas Professores: Klessyo Freire (CRP 06/209784) Adria Lima de Sousa

Explorando as Compulsões na Perspectiva Fenomenológico-Existencial
Este curso é voltado para profissionais da saúde mental, psicólogos clínicos, terapeutas e interessados em aprofundar sua compreensão sobre o fenômeno das compulsões a partir da abordagem fenomenológico-existencial. O que você irá aprender: Uma visão além dos aspectos comportamentais das compulsões. A experiência interna e o significado existencial que as compulsões possuem para os indivíduos. Reflexões práticas para aplicar essa perspectiva no contexto clínico. Carga horária: 3 horas Professor: Klessyo Freire (CRP 06/209784)

A Depressão na Infância sob a Perspectiva Fenomenológica
Destinado a profissionais da saúde mental, educadores e interessados no tema, este curso aborda a depressão na infância por meio da lente da fenomenologia. Essa abordagem oferece uma compreensão profunda da experiência da criança, explorando não apenas os sintomas visíveis, mas também as dimensões subjetivas e a forma como a criança percebe e se relaciona com o mundo ao seu redor. O que você irá aprender: A depressão na infância além dos diagnósticos tradicionais: um olhar fenomenológico. Como compreender as experiências internas da criança e sua visão de mundo. Reflexões e aplicações práticas para educadores e profissionais da saúde mental. Carga horária: 3 horas Professora: Camila Gadelha – Psicóloga (CRP 06/207990)

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) na Perspectiva da Fenomenologia e Daseinsanálise
Este curso oferece uma abordagem inovadora para compreender o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) a partir das perspectivas da fenomenologia e da daseinsanálise. Com foco nas experiências individuais e existenciais dos pacientes, exploraremos como essas teorias podem enriquecer a prática terapêutica e a compreensão clínica desse transtorno complexo. O que você irá aprender: Fundamentos da fenomenologia e daseinsanálise aplicados ao TPB. Uma visão contextualizada das experiências internas e relacionais dos pacientes. Reflexões práticas para integrar essas abordagens à sua atuação clínica. Carga horária: 3 horas Professor: Cleison Guimarães (CRP 20/05293)

Uma escuta daseinsanalítica de casos clínicos: investigando a experiência emocional do paciente
Como compreender as emoções a partir da perspectiva da Daseinsanálise? Neste curso, você vai mergulhar no modo como os sentimentos e afetos se manifestam não como estados internos isolados, mas como expressões do modo de ser no mundo. A partir dos fundamentos da ontologia de Heidegger e da psicoterapia daseinsanalítica, vamos abordar: O que são as emoções na perspectiva fenomenológico-existencial A diferença entre emoção, sentimento e disposição afetiva (Stimmung) Como as emoções revelam o mundo vivido e indicam possibilidades existenciais O papel das emoções na psicopatologia e no processo terapêutico O cuidado clínico com o sofrimento afetivo sem reduzi-lo a sintomas ou diagnósticos Exemplos clínicos e modos de escuta fenomenológica das emoções Este curso é para quem deseja aprofundar sua compreensão sobre a afetividade humana sem reduções biológicas ou psicologizantes. Uma oportunidade de pensar e praticar uma clínica que escuta o sentido das emoções na existência. Carga horária: 3h Público-alvo: Psicólogos, estudantes de psicologia, psicoterapeutas existenciais e interessados em Daseinsanálise Professor: Cleison Guimarães (CRP 20/05293)

A produção de documentos psicológicos na perspectiva Fenomenológico – Existencial
Como produzir documentos psicológicos — como prontuários, laudos, relatórios e declarações — sem trair os fundamentos da abordagem fenomenológico-existencial? Esse curso oferece um caminho prático e ético para profissionais e estudantes que desejam escrever de forma coerente com os princípios que orientam sua escuta clínica. Ao longo de 3 horas, vamos discutir: A função dos documentos na prática clínica e institucional Os principais desafios da escrita psicológica na abordagem fenomenológica Como articular experiência vivida, linguagem descritiva e rigor técnico Exemplos reais e comentários de documentos com base na prática clínica Diferenças entre laudo, relatório, parecer e declaração Como lidar com demandas judiciais e institucionais sem comprometer a escuta fenomenológica Mais do que um curso técnico, esta é uma oportunidade de refletir sobre a escrita como prolongamento do encontro clínico — uma escrita que respeita o outro, preserva o singular e mantém fidelidade à experiência vivida. Para quem é este curso? Psicólogos e estudantes de psicologia que atuam (ou desejam atuar) com a abordagem fenomenológico-existencial e enfrentam dúvidas ou inseguranças ao redigir documentos psicológicos. Professora: Camila Gadelha – Psicóloga (CRP 06/207990)

A primeira entrevista em Fenomenologia- Existencial.
Compreender o papel e a condução da primeira entrevista clínica a partir da perspectiva fenomenológico-existencial, considerando sua função como abertura de um campo de sentido e escuta do modo de ser do paciente. Carga horária: 3h Professor: Klessyo Freire (CRP 06/209284)